Conteúdos
SEMBrasil
Contato
Pesquisas
Newsletter

HOME > ARTIGOS > SEO é PARA PROFISSIONAL
Em SEO
SEO é para Profissional
03/03/2008 - 19:39

Olá Pessoal! Nesse artigo vou falar um pouco sobre o que tenho visto sobre a reputação do SEO (o que se anda falando na Internet sobre) e o caminho que as agências de SEM têm que tomar, na minha opinião, para chegar ao verdadeiro profissionalismo.
Pérolas do SEO
A quantidade de pessoas que acreditam entender de SEO vem aumentando cada vez mais. Isso se explica pelo fato de que a área é muito promissora e ganha cada vez mais reconhecimento no mercado de publicidade on-line. Então, muita gente que não tem experiência com esse mercado, sai por aí "auto-desenvolvendo" teorias e práticas que em nada têm a ver com a verdadeira Otimização de Sites, "vendendo e discursando" SEO de formas pouco profissionais. Pior que isso: tenho lido alguns fóruns, blogs, locais onde os profissionais trocam idéias e experiências, e visto informações pouco confiáveis sobre SEO.
O negócio tem que ser profissional. Se não for, não se sai por aí dizendo besteira como li em um blog, onde um "amador", que se acha entendido na área, diz que é preciso tomar cuidado com as agências que oferecem consultoria SEM.
Otimização para Mecanismos de Busca é coisa de profissional e tem essencialmente a missão de colaborar para que a informação buscada por determinada pessoa seja encontrada, para isso é feito um trabalho técnico para atrair a atenção dos mecanismos de busca.
Segundo Grappone & Couzin [2006], autoras do livro em inglês "Search Engine Optimization, an hour a day":
"O termo Otimização em Mecanismos de Busca descreve um conjunto de diversas atividades que você pode desempenhar para aumentar o tráfego direcionado que vem para seu website através de Mecanismos de Busca (você também pode ter ouvido falar Marketing para Mecanismos de Busca ou Marketing de Busca) (...)"
Outro problema que os consultores de SEO enfrentam é o relacionamento com os desenvolvedores, que irão fazer a execução ou mesmo a construção de um site otimizado. Percebo que existe uma insegurança e resistência em fazer o que é recomendado, muita gente tem resistência em fazer o negócio do jeito certo. Executar um relatório de SEO, fazer as alterações necessárias em um site não é pra qualquer um. O profissional que vai fazê-lo precisa ter boas noções de programação, estruturação de código e quando necessário pedir ajuda para saber qual caminho a seguir (o consultor SEO vai orientá-lo a isso). Acima de tudo é preciso pensar como o Spider e, principalmente, como o usuário. Afinal, o Spider é um usuário também, pois usa as páginas do site para determinado fim, nesse caso o de entregar bons resultados a outro usuário. A citação a seguir deixa clara a idéia de como o Spider se assemelha a um usuário:
Usuário significa "(...)quem possui ou desfruta alguma coisa por direito de uso ou quem usa habitualmente algo" [Moherdaui, 2007].
Tenho pregado muito o conceito da usabilidade nestes artigos que escrevo. Usabilidade é tudo aquilo que se refere à facilidade que o usuário tem ao usar determinado artefato de um site. E são justamente alguns dos conceitos básicos relacionados à usabilidade que também são considerados SEO. Afinal não adianta o mecanismo de busca entregar um resultado onde o usuário não conseguirá navegar. Basta pensar nas regras básicas de SEO como de textos alternativos, links com palavras-chave, moderação no uso de imagens, etc. É preciso reconhecer a linha fina que existe entre o SEO e a Usabilidade, pois quem trabalha com otimização de sites e não reconhece isso, hoje, pratica Spam.
Para trabalhar com otimização de sites, é preciso ter uma carga literária e profissional de respeito, pensando no aspecto multidisciplinar que a área compõe e no âmbito do negócio como um todo.
Agências X Agências SEM
A maioria das agências que vendem consultoria seja para SEO, Link Patrocinado ou mesmo Google Analytics, não têm certificações importantes, além de não serem reconhecidas como agências SEM pelos próprios Mecanismos de Busca, através de selos do tipo "Google Advertising Professional", entre outros. As agências que desejam comer uma fatia desse queijo investem em profissionais qualificados, treinamento e certificação. Sendo assim, quem tem mais credibilidade? Um amador que fala de SEO e é uma enganação, ou agências especializadas?
Em um artigo recente nosso editor-chefe, Thiago Bacchin descreveu muito bem o que vai acontecer nos próximos meses:
"Muitas agências digitais vão levar uma surra em Search, ao tentar abocanhar campanhas de links patrocinados e Otimização de Sites, assim como várias já fizeram até hoje e como aconteceu com o e-mail marketing no Brasil (hoje todo mundo faz, mas poucos fazem bem)(...)"
Tenho a seguinte opinião: ou se é especialista em alguma coisa ou não é. Mesmo na própria área de Search Marketing existem algumas coisas em que eu não me atrevo a "colocar a mão", pois existem especialistas mais qualificados para isso. É preciso ter esse tipo de humildade. Então não faz sentido, pelo menos ao meu modo de ver, empresas que em nada tem a ver com Search tentando comer essa fatia do bolo.
Clique na estrela correspondente ao seu voto:




(5 votos)
Comentários
22 pessoa(s) comentaram até agora
Rodrigo Hoffmann (anônimo)
04/03/2008 - 17:07
Belo artigo Erick. O ambiente impessoal da web permite a qualquer um de nós oferecer qualquer tipo de serviço. Porém, espalhar palavras-chave numa página HTML é bem diferente de OTIMIZAR um site, levando em conta as melhores práticas de navegação para humanos e robôs.
Creio que para otimizar de verdade um site, é necessário ter, além do conhecimento teórico, a prática diária que só uma agência do ramo proporciona.
Quem compra na internet precisa investigar se o profissional é de fato qualificado ou apenas mais um aventureiro no mercado. Caso contrário o cliente pode perder o dinheiro investido e prejudicar sua imagem com uma campanha mal planejada.
Débora Longhi Sabidussi
04/03/2008 - 17:24
Olá Erick, muito bom teu artigo. Acho que profissionais de "origem duvidosa" não existem somente na otimização, o que nos resta a fazer é pesquisar se o profissional é sério ou não, e na maioria das vezes é melhor pagar mais caro e receber um serviço de boa qualidade. Parabéns!
Erick Formaggio (anônimo)
04/03/2008 - 17:39
Obrigado pelos comentários Débora e Rodrigo! Contra ou a favor é sempre um prazer saber a opinião de todos!
Paulo Villela (anônimo)
05/03/2008 - 08:36
Erick,
O que vc abordou no artigo é uma realidade. Vejo muitas pessoas que por ganhar visitas no seu blog, publicando foto da fulana pelada já se acham especialistas em SEO.
Mas isso é um problema que acontece em todas as áreas.
abs
rodrigo (anônimo)
05/03/2008 - 09:03
Agências X Agências SEM
Não acho que seja justo determinar se as agências são "boas ou ruins" apenas usando como critério as certificações...
O ideal seria envolver os resultados promovidos por estas para seus clientes porque isso é uma garantia de profissionalismo também...
Irei comentar apenas sobre o meu caso, minha empresa Estratégia Digital (www.estrategiadigital.com.br) trabalha com SEM, SEO e Adwords (e Analytics).
Porém, nossos resultados têm sido muito satisfatórios e isso tem sido muito positivo!
Por incrível que pareceça, a nossa maior dificuldade é a falta de cultura pró-internet da maioria dos nossos potencialis clientes que orçam apenas "um site" e ainda não entendem que a sua visibilidade é o caminho para resultados e que há centenas de formas de mensurar os resultados.
E acho que o nosso trabalho merece SIM muito crédito porque colocar a "cara a tapa" numa cidade onde ninguém acredita no seu trabalho é prova de convicção e profissionalismo também.
Em relação ao Adwords, todas as campanhas gerenciadas por nós possuem um CTR médio de 18 % (para a rede de pesquisa e de 3 % para a rede de conteúdo com publicidade em canais) apesar de não possuirmos a qualificação de Professional (ainda).
Abraços
Erick Formaggio (anônimo)
05/03/2008 - 09:40
Paulo: exatamente isso que ando vendo por aí. Obrigado pelo comentário.
Rodrigo: muitas agências ainda não têm certificações em vários serviços. Porém têm experiência e com certeza fazem um bom trabalho. Para SEO por exemplo não existe certificação. Talvez no artigo não tenha ficado muito claro mas o foco principal das críticas são aquelas pessoas que desenvolvem idéias absurdas sobre SEO e prometem o "mundo" por 200 reais. Obrigado pelo comentário!
Pessoal, agradeço as críticas de todos vocês. Afinal, sendo contra ou a favor vivemos em uma democracia e a opinião de todos é importante.
Grande abraço!
rodrigo (anônimo)
05/03/2008 - 10:23
Érick, obrigado !
Por curiosidade, para o Adwords existe o Adwords Professional...para SEO ainda não existe...
E quais seriam estas outras qualificações citadas ?
No aguardo e obrigado !
Erick (anônimo)
05/03/2008 - 10:56
Então Rodrigo, nesse caso a de GA do Google e de link patrocinado do Yahoo.
Abraço!
Gustavo Bacchin (anônimo)
06/03/2008 - 18:32
Oi Erick,
Cara, aqui no Reino Unido se tem o mesmo problema. Aqui já vi de tudo, desde "consultores" freelancers que se dizem amigos de um dos engenheiros do Google até agências de search que prometem "o mundo", tudo feito de acordo com a "cartilha" do Google, que meses depois são pegas fazendo os mais estúpidos truques black-hat de SEO e tem seus clientes removidos dos resultados.
Quem sabe com tempo, a crescente competição no mercado de search e o crescimento das exigências por parte dos clientes, só os profissionais de SEO que realmente vieram para ficar nesse mercado, permanecerão. Teoria de seleção natural de Darwin aplicada à SEO. ;)
@ Rodrigo: cara, tem um curso SEO que oferece certificação que eu recomendaria, SEMPO. É uma instituição séria, há anos no mercado, reconhecidos tanto nos Estados Unidos como aqui no Reino Unido. Dá uma olhada em: http://www.sempoinstitute.com/
Grande abraço,
Gustavo
Erick (anônimo)
07/03/2008 - 14:33
Olá Gustavo!
É sempre bom ouvir um relato de alguém experiente que está fora da realidade brasileira. Quanto a teoria da seleção, concordo plenamente contigo! hehehe
Abraço!
Thiago Bacchin (anônimo)
10/03/2008 - 08:32
Olá pessoal,
O mercado de SEO está super aquecido, a demanda está maior do que a de links patrocinados, pelo menos é a sensação de boa parte das agências fortes em SEO.
A discussão sobre o profissionalismo em SEO é muito importante para que cada vez mais se definam critérios para separar o joio do trigo, que hoje é algo ainda complicado principalmente para o cliente final, que é quem faz o cheque.
Abraços à todos
Bacchin
Fernanda G. R. (anônimo)
10/03/2008 - 09:37
É Erick, seu artigo é bem enfático quanto ao problema.
Realmente não faz sentido pessoas não especializadas fazendo pseudo projetos de SEO.
Nem todo mundo que contrata uma empresa, deste tipo está interado a respeito do que realmente está contratando e acaba se baseando no preço do desespero de certos profissionais que carecem de conhecimento nesta área.
O resultado, não poderia ser outro, se não resultados mediocres provenientes da ausência de técnicas acuradas.
A banalização das técnicas deve ser combatida para que não seja comprometida a integridade e seriedade deste tipo de trabalho.
Fernanda
Luciano Picerni (anônimo)
18/03/2008 - 23:58
Gustavo, concordo com você e tenho certeza que a teoria de seleção natural de Darwin será aplicada à SEO. Na verdade acho que ela já está sendo aplicada.
Trabalhei com SEO na Austrália por alguns anos e lá a situação era a mesma. Cheguei no Brasil recentemente e não demorou muito para eu atendesse um cliente que havia sido enganado por uma suposto "profissional" de SEO. Nesse caso, além de enganar o cliente com promessas ilusórias, o website foi completamente banido pelo Google.
Erick, parabéns pelo Artigo. Muito bom !!!
Gustavo Bacchin (anônimo)
19/03/2008 - 06:59
Oi Luciano,
Adoraria saber mais sobre a tua experiência no mercado australiano, nível de educação (em SEM), crescimento do mercado, etc. Como faço para entrar em contato contigo? Se tu puderes, me envie um email acessando a página abaixo e clicando no link (meu nome).
http://www.sembrasil.com.br/colunistas/15/Gustavo-Bacchin.html
Grande abraço,
Gustavo
Erick Formaggio (anônimo)
20/03/2008 - 15:25
Luciano,
Obrigado por compartilhar sua experiência conosco. Outros colegas meus já passaram pelo mesmo problema que você relatou.
Como o Gustavo gostaria de entrar em contato contigo para conversar mais também!
Abraço!
Daniel Almeida (anônimo)
24/03/2008 - 12:49
Saudações a todos SEM.
Prezado Erick, acho muito deselegante por tua parte defamar ótimo profissionais que o mercado compõem. Realmente existem pessoas que dizem profissionais em SEM mas verdadeiramente apenas conhecem sobre o assunto.
Resumindo, em seus textos para a coluna, seja mais inteligente ao classificar os profissionais da categoria.
Devo lembrar que o Thiago é um dos donos da cadastra, conseito em otimização de sites e de links patrocinados, e que o interesse da agência é captar mais clientes, porem com concorrencial legal.
Parabens a todos da SEMBrasil
Forte abraço
Daniel.
OBS" Ainda acredito que você (Erick) trabalha em uma gencia, por isso defende a categoria, coloque-se do outro lado.
Sem mais ...
Abraços e sucesso
Erick Formaggio (anônimo)
24/03/2008 - 20:02
Olá Daniel Almeida,
Não tive a intenção, de forma alguma, de atacar profissionais que não trabalham em agências até porque EU já trabalhei sozinho um dia.
Minhas críticas estão relacionadas a pessoas que dizem que é preciso tomar cuidado com consultores de SEO, e aquelas que como disse o colega Gustavo em um comentário prometem o mundo:
"freelancers que se dizem amigos de um dos engenheiros do Google até agências de search que prometem o mundo, tudo feito de acordo com a cartilha do Google, que meses depois são pegas fazendo os mais estúpidos truques black-hat de SEO e tem seus clientes removidos dos resultados"
São a essas pessoas que minhas críticas estão direcionadas. No mais agradeço a crítica e espero agradar mais em um próximo artigo.
Um grande abraço!
Erick
Alan David (anônimo)
26/03/2008 - 16:47
os comentários.
Segue minha opinião:
Não se deve puxar para o lado das Agências nem para os “Freelancers”. De um lado existe pessoas de fora de agências que trabalham com uma extrema competência e um grande profissionalismo, temos também as agências extremamente qualificadas e com profissionais de um nível de conhecimento "sobrenatural".(Digo isso, porque uma simples conversar com profissionais de agências, pode virar uma aula e tanto). Do outro lado, se for ver o lado negro da força, temos Amadores que se acham profissionais e agências Digitais ou até pequenas agências de SEM que por falta de experiência ou até mesmo falta de visão prometem ou dizem coisas difíceis de engolir.
Abs
Erick Formaggio (anônimo)
01/04/2008 - 12:40
Alan, concordo contigo, foi exatamente isso que eu quis dizer, talvez náo tenha me expressado bem no artigo mas existem muitos bons profissionais fora das agências, eu mesmo já trabalhei sozinho por um tempo. Abraço e obrigado pelo comentário!
Marcos Amorim (anônimo)
01/04/2008 - 15:22
Sou Radialista com noções de marketing e webdesign.
Autodidata?Talvez.Esse papo de curso daquilo e curso disso
pode ser interesante , mas não é garantia d conhecimento..Conhecimento não é nada sem experiência.
O "quase nada" que eu sei na área de webmaster foi fuçando sem ajuda de ninguém.Tenho uma Webradio que é uma das mais ouvidasdo segmento na internet.Coloquei a webradio na primeira página do Google em 4 meses com o site noa r.Mexendo aqui e ali para os termos : WEBRADIO, WEBRADIO 24 HORAS, WEBRADIO MAIS OUVIDA DO MUNDO,WEBRADIO MAIS OUVIDA DO BRASIL,RADIO ANOS 80, RADIO ANOS 70, RADIO ANOS 90e por ai vai...sempre nas 5 primeiras posições quando às vezes no resultado number one...
Então achar que "profissionais"sabem mais que amadores numa
"profissão" que poucos dominbam soa arrogância...Tá todo mundo aprendendo e trocando experiências.Melhor que revejam seus conceitos.
Marcos Amorim (anônimo)
01/04/2008 - 15:24
Adendo : www.mundialnet.org
Orlando Martinez (anônimo)
03/04/2008 - 09:39
Fantástico, polêmico, pertubador. Assim resumo seu artigo. Poucas pessoas no Brasil compartilham da sua visão, quando meu colega Marcio me contou sobre seu artigo e toda a polêmica que gerou eu achei fantástico.
A verdade é: alguns clientes já exigem dos seus fornecedores certificações e aqui nos EUA exigem além das certificações de link a SEMPO de SEO também. Essa é a realidade de mercado, quem seguir sobrevive.
Grande abraço!
obs.Você tem um e-mail para que possa entrar em contato?
Avisos
Os itens com asterisco (*) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos devem se identificar através do e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Os comentários estão sujeitos à moderação.
Enviar Comentário
Calendário
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Eventos pagos
Eventos gratuitos
Eventos pagos e gratuitos
Painel do Usuário
Colunistas
O Google aprende a indexar Flash...e daí?
Perspectivas para o SEM são favoráveis
As Semanas na Busca - 07 a 24 de Abril
Patrocínio